<font color=0093dd>Debate fraterno e valioso</font>

O de­bate pre­pa­ra­tório do XX Con­gresso do PCP, a en­trar na sua fase der­ra­deira, está a ser mar­cado por um vasto nú­mero de reu­niões, ple­ná­rios e ses­sões pú­blicas, tendo che­gado nota de al­gumas destas ini­ci­a­tivas à re­dacção do Avante!.

No dia 29, re­a­lizou-se na sede de uma pres­ti­giada ins­ti­tuição do Porto, a UNI­CEPE, um de­bate pú­blico sobre «Riscos, De­sa­fios e Res­postas para o SNS», or­ga­ni­zado pelo sub­sector dos mé­dicos do Sector In­te­lec­tual do Porto do PCP, no qual par­ti­ci­param o membro da Co­missão Po­lí­tica Jorge Pires e a de­pu­tada Carla Cruz. A dis­cussão, en­ri­que­cida com as opi­niões e ex­pe­ri­ência de pro­fis­si­o­nais e utentes do SNS pre­sentes na sessão, cen­trou-se na ofen­siva pri­va­ti­za­dora em curso e nos riscos exis­tentes de des­ca­rac­te­ri­zação e des­man­te­la­mento do Ser­viço Na­ci­onal de Saúde. Dias antes, em Vila Nova de Foz Coa, o PCP pro­mo­vera uma sessão pú­blica sobre o di­reito à cul­tura, con­sa­grado na Cons­ti­tuição da Re­pú­blica Por­tu­guesa, na qual es­teve pre­sente a de­pu­tada Ana Mes­quita. Esta ini­ci­a­tiva in­seriu-se num ciclo de de­bates sobre di­versas ques­tões, en­qua­dradas na pre­pa­ração do XX Con­gresso do Par­tido.

Em Es­pinho, teve lugar no dia 28, no Centro de Tra­balho, um ple­nário no qual se dis­cutiu as Teses e se elegeu os de­le­gados da or­ga­ni­zação con­ce­lhia. O do­cu­mento foi apre­sen­tado por Tiago Vi­eira, membro do Co­mité Cen­tral. No de­bate muitos mi­li­tantes su­bli­nharam as suas pre­o­cu­pa­ções com os de­sen­vol­vi­mentos da si­tu­ação in­ter­na­ci­onal, assim como re­al­çaram a com­ple­xi­dade dos tempos que se vivem em Por­tugal. Foi ainda re­al­çado o ca­rácter es­tra­té­gico da luta de massas e do seu de­sen­vol­vi­mento.

Com a par­ti­ci­pação de Edu­ardo Vi­eira do Co­mité Cen­tral, re­a­lizou-se no dia 5 o ple­nário de mi­li­tantes da Co­missão de Fre­guesia do PCP do La­ran­jeiro, em Al­mada, que dis­cutiu as Teses e elegeu os de­le­gados ao Con­gresso. Na fre­guesia lis­boeta da Ajuda teve lugar, dia 30 de Ou­tubro, um al­moço em que par­ti­ci­param perto de 30 pes­soas e no qual o di­ri­gente re­gi­onal do Par­tido Jaime Rocha des­tacou as­pectos re­la­ci­o­nados com a si­tu­ação po­lí­tica e a pre­pa­ração do Con­gresso.

Fora do âm­bito es­trito do Con­gresso, mas de certa forma re­la­ci­o­nadas com ele, ti­veram lugar re­cen­te­mente di­versas as­sem­bleias de or­ga­ni­za­ções par­ti­dá­rias, nas quais se ana­lisou a re­a­li­dade local, se traçou li­nhas de ori­en­tação para a in­ter­venção do Par­tido e se elegeu os or­ga­nismos di­ri­gentes. No dia 6, em São Pedro da Cova (Gon­domar) re­a­lizou-se a 11.ª as­sem­bleia, na qual foi sa­li­en­tado o es­forço re­a­li­zado pela or­ga­ni­zação na sua pre­pa­ração, pro­cu­rando su­perar di­fi­cul­dades e dar res­posta às exi­gên­cias do quadro po­lí­tico ac­tual e ao ne­ces­sário re­forço do Par­tido. As elei­ções au­tár­quicas do pró­ximo ano me­re­cerão o en­vol­vi­mento de todo o co­lec­tivo par­ti­dário, de modo a ga­rantir que a CDU mantém a mai­oria na União de Fre­gue­sias de Fân­zeres e São Pedro da Cova. A as­sem­bleia foi en­cer­rada por Cris­tiano Castro, do exe­cu­tivo da DORP e res­pon­sável pela Or­ga­ni­zação Con­ce­lhia de Gon­domar.

Dois dias antes reuniu-se a 6.ª As­sem­bleia da Or­ga­ni­zação de Fre­guesia da Cas­ta­nheira do Ri­ba­tejo, em Vila Franca de Xira. Fez-se o ba­lanço da in­ter­venção re­cente e pers­pec­tivou-se as me­didas de acção para o re­forço or­gâ­nico do Par­tido e de in­ter­venção junto da po­pu­lação e dos tra­ba­lha­dores.

Há umas se­manas teve lugar no Au­di­tório José La­ba­redas, em Co­ruche, a 7.ª As­sem­bleia da Or­ga­ni­zação Con­ce­lhia do PCP, na qual par­ti­cipou Oc­távio Au­gusto, da Co­missão Po­lí­tica.




Mais artigos de: PCP

Poder viver e produzir

Só a luta das po­pu­la­ções pode afastar de­fi­ni­ti­va­mente a ameaça de de­mo­li­ções na Ria For­mosa, ga­rante o PCP, va­lo­ri­zando al­guns avanços al­can­çados.

PCP exige melhores transportes públicos

O PCP pro­moveu no dia 4, em Gaia, uma marcha em de­fesa dos trans­portes pú­blicos e do alar­ga­mento do An­dante a todos os ope­ra­dores da Área Me­tro­po­li­tana do Porto.

Travar de vez a especulação

A si­tu­ação ac­tual do sector da cons­trução civil e obras pú­blicas es­teve em aná­lise num en­contro re­a­li­zado no dia 2 entre de­le­ga­ções do PCP e da fe­de­ração sin­dical do sector (Fev­vicom).

Passos firmes <br>e seguros em Abrantes

No concelho de Abrantes, a venda do Avante! tem vindo a aumentar nos últimos seis meses, fruto do esforço, criatividade e dedicação da organização local do PCP. Para além da distribuição regular, orgânica, da imprensa partidária pelas...

<font color=0093dd>Tribuna do Congresso</font>

Encerra hoje, de acordo com o regulamento, a Tribuna do Congresso. Participação, construção colectiva e futuro O partido, assim chamamos ao colectivo que partilha do mesmo sonho e dos mesmos objectivos, a construção de uma sociedade sem...

Intervir pelos direitos

O PCP está a distribuir em todo o País um folheto sobre o Orçamento do Estado para 2017, as razões do seu voto favorável na generalidade, as suas virtudes e as suas muitas insuficiências. Em letras garrafais, no rosto do documento, resume-se aquele que foi o espírito...

Almoço na Soeiro Pereira Gomes

Como habitualmente, teve lugar na segunda-feira na sede nacional do Partido, na Rua Soeiro Pereira Gomes, o almoço comemorativo da Revolução de Outubro, que envolveu mais de uma centena de pessoas – entre dirigentes, eleitos e funcionários do PCP, colaboradores da estrutura central do...

Alhos e bugalhos

A discriminação mediática que visa o PCP não passa só pelo silenciamento e pelos tempos e espaços desiguais que são dedicados à acção política do Partido. A forma como as estações de televisão ignoraram os temas...